Terça, 28 de Junho de 2022
Geral Bahia

Servidor público municipal presenteia Hermeto Pascoal com desenho do artista e se torna fã dele

Ainda no camarim, pouco antes de subir ao palco principal do Centro Cultural Glauber Rocha e abrir a programação da primeira noite do Arraiá da Con...

24/06/2022 às 06h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA


Ainda no camarim, pouco antes de subir ao palco principal do Centro Cultural Glauber Rocha e abrir a programação da primeira noite do Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha, o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal recebeu um presente do servidor público municipal e desenhista William Ferreira, de 38 anos: um retrato em estilo realista, no qual, coincidentemente – ou não, pois se trata do “bruxo” Hermeto – o artista usa o mesmo chapéu com o qual se apresentaria no palco.

“Está muito bom”, disse Hermeto, o retrato feito por William e posar com a obra, ao lado do desenhista, da prefeita e do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Dudé, que foram dar as boas-vindas e parabenizar Hermeto pelos 86 anos completados no dia anterior.

William, que trabalha como gari, levou cerca de duas semanas para concluir o trabalho, desenhando durante duas horas por dia, sempre após encerrar o expediente na Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). “É um desenho que desafia a pessoa, e eu gosto de desafios. E também por ele ser um fenômeno da música”, contou o artista.

William disse que, à medida que foi compondo o desenho, se pôs a pesquisar sobre a vida e a obra musical de Hermeto e se tornou apreciador do trabalho dele. “Ele usa materiais simples, e outros objetos da natureza, para transformar em música. Isso me chamou muito a atenção. Hoje, eu ouvi o dia inteiro”, conta.

Autodidata, intuitivo e aprimorado

William desenha desde a infância. É autodidata e intuitivo, como o próprio Hermeto Pascoal retratado por ele. Mas o servidor aprimorou essa habilidade inata com um curso de desenho que durou um ano. Assim, aprendeu a desenhar com surpreendente fidelidade às pessoas retratadas. Sua especialidade são as obras na linha realista, como o desenho da prefeita Sheila Lemos, que adorna uma das paredes do gabinete da gestora na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), no Centro Cultural Glauber Rocha.

Hoje, William incrementa o orçamento com desenhos que faz sob encomenda. Em geral, costuma fazer retratos nos tamanhos A2, A3 e A4, mas faz o que o cliente lhe pede. Em breve, vai poder mostrar sua habilidade artística na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, onde, segundo o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, vai trabalhar como instrutor de artes. “Como gari, a gente fica lá, escondidinho. As pessoas não veem que a gente tem outras habilidades. Eu sempre desenhei, e hoje, me sinto realizado por poder mostrar o meu trabalho e ser reconhecido”, afirmou o artista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.