Terça, 28 de Junho de 2022
Educação Amazonas

Fazenda Escola: Estudantes da rede estadual de Novo Airão participam de projeto prioritário do Governo do Amazonas

23/06/2022 às 19h26
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Município é o segundo do interior do Estado a participar do projeto

Em prol do desenvolvimento sustentável e aprendizado sobre os animais e a natureza, estudantes da rede estadual do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) participaram do projeto prioritário do Governo do Amazonas, “Fazenda Escola”, nesta quinta-feira (23/06). O município é o segundo do interior do Estado a ser contemplado com o projeto.

Cerca de 330 estudantes das Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) Balbina Mestrinho e Joaquim de Paula, localizadas em Novo Airão, participaram do projeto na Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus. O projeto prioritário é voltado a alunos dos 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em julho de 2021, com investimento de R$ 400 milhões em projetos prioritários para as redes públicas de ensino do estado. Ao todo, mais de 12 mil estudantes da rede estadual da capital e 647 alunos do município de Iranduba já participaram do projeto.

Thelma Prado, coordenadora de educação ambiental da secretaria, comenta que a experiência e a vivência com a natureza são uma oportunidade de ensinar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e o meio ambiente. 

“Para os nossos alunos, quem nunca saiu da sua comunidade, do seu bairro, vir à fazenda e estar em um local totalmente diferenciado, uma alimentação diferente, vai ser um dia que eles nunca irão esquecer. E a ideia é exatamente essa, é por meio dessa experiência que buscamos transformar o futuro”, pontua Thelma.

Visita

Durante a visita à Fazenda Santa Rosa, os alunos puderam andar a cavalo, plantar mudas, alimentar peixes e ainda conhecer e interagir com diversas atividades do setor primário e animais, como porcos, ovelhas e galinhas, dentre outros.

Para a estudante Flávia Alessandra, de 13 anos, o passeio foi uma experiência inesquecível. “Eu amei fazer esse passeio com meus colegas aqui na Fazenda Santa Rosa, amei conhecer um pouco sobre as vacas, como é tirado o leite delas”, diz a aluna.

Após a ida, os estudantes replicam os conhecimentos nas salas de aula, com trabalhos interativos, redações, painéis culturais e incentivo ao cuidado com a natureza, por meio das mudas de plantas recebidas na fazenda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.