Terça, 28 de Junho de 2022
Geral Pará

Usinas da Paz realizam arraial junino com as comunidades.

Para confraternizar no período da quadra junina, as Usinas da Paz, localizadas na Região Metropolitana de Belém e Sudeste do Estado, realizam programação de São João nos espaços com o objetivo de promover ainda mais a integração da...

23/06/2022 às 19h26
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Foto: Nucom Seac
Para confraternizar no período da quadra junina, as Usinas da Paz, localizadas na Região Metropolitana de Belém e Sudeste do Estado, realizam programação de São João nos espaços com o objetivo de promover ainda mais a integração da comunidade, além de valorizar a arte e talentos locais. A UsiPaz Parauapebas foi a primeira a dar início nos festejos com uma festa realizada no sábado (18), onde ocorreu apresentação de quadrilhas, com muita música e comidas típicas. 

Na sexta-feira (24), será a vez dos moradores de Canaã dos Carajás e de Marituba curtirem uma programação especial. No complexo multifuncional localizado no sudeste do Estado, a programação será voltada para o público da melhor idade como explica o gerente-geral do espaço, Bruno Carvalho, “a ideia é buscar acolher e valorizar um público que muitas vezes não tem a possibilidade de ir para os grandes festivais juninos, por isso nosso foco foi promover uma festa para a comunidade de idosos do município, além de fortalecer a campanha municipal que está ocorrendo contra o combate a violência da pessoa idosa. Hoje o nosso principal foco é valorizar e transformar as pessoas, permitindo que ocorra uma integração entre os diferentes indivíduos da nossa sociedade, e para isso teremos a apresentação da quadrilha dos idosos, de duas quadrilhas municipais e uma quadrilha de uma escola que está situada em uma zona de vulnerabilidade”. 

O festejo está previsto para iniciar às 17h, mas o evento contará com uma vasta programação, que inicia às 15h, com uma palestra educativa, prosseguindo com serviços de corte de cabelo, designer de sobrancelha e manicure, além de um espaço de relaxamento. Já na UsiPaz Nova União, em Marituba, o Arraiá da Família iniciará às 14h, com apresentação de quadrilhas, venda de comidas típicas, correio elegante e muito mais. 

BELÉM

No sábado (25), o Arraiá das UsiPaz serão por conta das unidades Cabanagem e Benguí, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua. Na Cabanagem, a festa inicia às 15h e terá dança de salão, danças folclóricas, concurso de miss caipira, quadrilhas e pássaro junino.

Foto: Nucom Seac
A quase 4km de distância, outro festejo junino será o Arraiá Pai D’Égua da UsiPaz Benguí, ou do Bengola, como os moradores bem chamam o bairro. Por lá, o som começará às 16h com bandas, gincanas, exposição de arte, roda de capoeira, apresentação de grupos folclóricos e dj. “Nossa festa tem o caráter de juntar as pessoas. Sendo a primeira festa junina que vai acontecer aqui na Usina da Paz, nós fizemos questão de fechar com artistas e quadrilhas locais, vendedoras de comidas aqui do bairro também. Será uma festa de comunidade no sentido mais amplo, de fortalecimento dessas relações”, conta Juliana Chaves, gerente-geral do espaço.

ANANINDEUA

Os moradores de Ananindeua também poderão se divertir com uma linda festa de São João que está sendo organizada na Usina da Paz Icuí-Guajará, a partir das 15h. Os moradores da região poderão dançar ao som de artistas locais como o cantor de brega, Nelsinho Rodrigues. Para o responsável pelo espaço, Victor Souza, o momento é de muita felicidade. “É uma festa que nos traz muitas emoções pois, devido a pandemia, ficamos dois anos sem qualquer tipo de festa junina, sem qualquer evento, e hoje ganha a gente e ganha também a comunidade, porque eles irão usufruir do que estamos preparando. Vamos ter quinze barracas cedidas à comunidade, onde ela vai poder levar seu material para vender, o pessoal do artesanato, das comidas típicas, gerando renda, cultura e cidadania. Estamos muito empenhados e felizes por esse momento”.

Em todos os arraiás a entrada da população nas Usinas da Paz será gratuita.

Por Raiana Coelho (SEAC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.