Terça, 28 de Junho de 2022
Geral Maranhão

Aulões presenciais e programa online marcaram encerramento da Revisão Paes/UEMA 2022 que alcançou mais de 10 mil estudantes

Em quatro semanas, o projeto alcançou mais 10 mil estudantes. Sendo cerca de mil alunos, alcançados com os aulões presenciais, e outros 9.160 que a...

22/05/2022 às 13h05
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
22/05/2022

“Eu acho importante, porque vai nos ajudar muito. Desde o dia que eu comecei a vir, eu aprendi muito! Além do reforço no conteúdo, nos deram dica de como fazer a prova, e isso vai impactar bastante no nosso resultado”. O depoimento cheio de confiança é de Clara Regina, estudante da 3ª série do Ensino Médio, do C.E. Cidade Operária I, escola da rede estadual de ensino, no bairro Cidade Operária, na capital. Clara está entre os estudantes que aproveitaram o projeto Revisão do Paes/UEMA 2022 para reforçar o conteúdo mais recorrente no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em todos os componentes curriculares.  

Durante quase um mês o projeto Revisão Paes/UEMA 2022, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Plataforma Gonçalves Dias, realizou aulões online, de segunda à quinta-feira, pelo canal da plataforma no YouTube, e presenciais, aos sábados, em oito escolas da rede, em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.   

No sábado (21), véspera do primeiro dia de provas do Paes 2022, foram realizados os últimos aulões presenciais. Além disso, a Plataforma Gonçalves Dias apresentou um programa especial, em que os professores da rede fizeram a análise das duas obras literárias de leitura exigida pela UEMA: "A escrava", de Maria Firmina dos Reis, e "Canaã", de Graça Aranha. E o programa seguiu com resolução comentada das questões do simulado.  

Em quatro semanas, o projeto alcançou mais 10 mil estudantes, sendo cerca de mil alunos, alcançados com os aulões presenciais, e outros 9.160 que acompanharam as videoaulas, por meio da Plataforma Gonçalves Dias.  

Para os estudantes, como a Maria Luiza, do C.E. São Cristóvão, a revisão serviu como uma ferramenta importante para apontar quais conteúdos ainda precisavam de um pouco mais de atenção. Ela aproveitou a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, tirar dúvidas e focar no objetivo de conquistar uma vaga na universidade.  

“A preparação com a Revisão do Paes foi muito importante pra mim porque eu não fiz cursinho, então os aulões me ajudaram na construção de que eu estudasse um pouco mais. Então, a importância de todo ano ter esses aulões na vida do aluno que não tem condições de fazer curso, cursinhos preparatórios, é muito importante. E com certeza faremos uma boa prova”, disse. 

“Foi uma preparação para a prova da UEMA. Achei muito importante essa oportunidade que o Estado ofereceu para os estudantes da rede pública. Foi gratificante, porque aprendi muita coisa, recebemos apostila. Foi muito bom!”, enfatizou Joab Furtado, estudante da 3ª série do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré.  

No total, a Revisão Paes/UEMA 2022 envolveu 15 professores da rede estadual de ensino, que atuam na Plataforma Gonçalves Dias e têm vasta experiência em cursinhos pré-vestibular, atendendo a todos os componentes curriculares previstos no programa do Paes, inclusive análise das obras literárias de leitura obrigatória. Para eles, foi uma oportunidade de reforçar a contribuição para que seus alunos possam conquistar uma vaga na universidade.  

“A Revisão Paes foi uma iniciativa maravilhosa do governo, que além de levar um conteúdo de qualidade aos alunos, leva também o incentivo, a motivação e mostrar que os nossos alunos são capazes de alcançar os objetivos deles com muita dedicação e muita disciplina”, enfatizou Maria da Conceição Delfino Alencar, professora de Língua Portuguesa e Literatura.  

“Acredito que a Revisão Paes foi um sucesso, porque tivemos contato com alunos muito interessados, alunos muito engajados e preocupados com a aprovação no Paes/UEMA 2022. Acreditamos que esses aulões foram mais uma ferramenta para que esses alunos possam conseguir a sua aprovação”, Alex Ferreira, de Química. 

“Essa revisão Paes/UEMA foi uma excelente oportunidade de rever conteúdos e de compartilhar conhecimentos e experiências. Cada disciplina trabalhou com resolução de questões, analisou provas anteriores e trabalhou com aqueles conteúdos essenciais. No caso de Inglês, nós trabalhamos com foco na interpretação textual, análise de questões interpretativas e trabalhamos as estratégias de leitura“, enfatizou Michele Caldeira de Sousa, professora de Língua Inglesa. 

O coordenador da Plataforma Gonçalves Dias, Pedro Alcântara, enfatizou a importância do projeto, que é parte das ações da Seduc para garantir mais oportunidade aos jovens maranhenses.   

“O desenvolvimento desse projeto foi muito importante para os estudantes que estão se preparando para o PAES. Tudo feito com muito planejamento e pensando no sucesso dos estudantes, principalmente da rede pública estadual. Esperamos ter contribuído para que eles tenham êxito, nesse e em outros processos seletivos para acesso ao ensino superior. O projeto é parte de um conjunto de ações que a Seduc vem realizando no sentido de gerar oportunidades aos nossos jovens. Que todos tenham aproveitado e façam um excelente vestibular”, pontuou o professor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.