Domingo, 22 de Maio de 2022
Geral Maranhão

Em João Pessoa (PB), segunda fase do Empresa Fácil é anunciada como avanço pioneiro no Brasil

O evento conta com palestras, treinamentos e debates sobre a modernização do sistema e melhorias do ambiente de negócios nos estados e municípios.

11/05/2022 às 16h56
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
11/05/2022

O Maranhão é um dos destaques da programação do 13º Workshop do SigFácil, encontro que está sendo realizado até o dia 13 de maio, em João Pessoa (PB), com o tema “A Evolução do Registro e do Licenciamento Empresarial”. Dentre os assuntos discutidos, a segunda fase do Empresa Fácil no Maranhão foi anunciada como um dos grandes avanços no registro empresarial do país por permitir aos cidadãos a ampliação dos serviços, principalmente no tocante à abertura de empresas e licenciamentos para novos negócios.

A comitiva da Junta Comercial do Maranhão, órgão integrador do Empresa Fácil, é composta pelo presidente Sérgio Sombra, pelo coordenador da RedeSim, Ítalo Lima, e pelo coordenador de Análise de Processos, Carlos André Pereira.

Também estão representando o Maranhão, o superintendente de Estado de Vigilância Sanitária (SUVISA), Edmilson Diniz, e o analista técnico do Sebrae-MA, Carlos Victor Barros. O encontro reúne representantes de juntas comerciais, governos, órgãos e entidades de vários estados todo Brasil. O principal diferencial do workshop é o foco na integração entre os órgãos envolvidos nos processos de registro e licenciamento empresarial. O evento conta com palestras, treinamentos e debates sobre a modernização do sistema e melhorias do ambiente de negócios nos estados e municípios.

2ª fase do Empresa Fácil

Com o lançamento em João Pessoa da 2ª fase do Empresa Fácil, o Maranhão iniciará o ciclo de ampliação do sistema. Por meio da parceria com o Sebrae, a Jucema coordenará a automatização dos novos procedimentos - que incluem a consulta prévia de localização, inscrição municipal, alvará de localização e licenciamentos sanitários - nos 60 municípios maranhenses com maior densidade empresarial. Paralelo a isso, o sistema será ampliado para oferecer novos serviços como regularização, renovação, licenças e cadastro de fornecedores no âmbito estadual (Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros).

“São mudanças significativas que serão consolidadas por meio de parcerias que vão melhorar a posição do Maranhão no ranking nacional de aberturas de empresas. Dessa forma, nossa expectativa nesta segunda etapa é de impactar positivamente o ambiente de negócios e gerar mais condições para quem deseja empreender no nosso estado”, afirmou Sérgio Sombra.

Sobre o SIGFácil

Ferramenta desenvolvida pela Vox Tecnologia, que integra e gerencia as informações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) nas prefeituras, Secretarias da Fazenda, Juntas Comerciais, Bombeiros, órgãos ambientais e sanitários, além de OAB e cartórios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.