Quebrar paradigmas, enfrentar o capacitismo e promover mais acessibilidade e inclusão para pessoas com Síndrome de Down são alguns dos objetivos da Caminhada T21, que ocorre anualmente em Praia Grande. Neste ano, durante a quarta edição do evento, não foi diferente. Cerca de 400 pessoas se reuniram no percurso, realizado neste domingo (23) entre os Bairros Boqueirão e Guilhermina, em apoio a causa.
Com concentração em frente ao Conviver Boqueirão, os participantes deram início na caminhada por volta das 09h30, com muita animação e alegria. Na chegada na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, uma série de atrações para toda a família os aguardava: aula de dança, brinquedos, massagem, pintura, entre outras atividades – além da distribuição de deliciosos quitutes, como algodão doce e pipoca.
Uma das mães atípicas que participaram da ação, Viviane Dolice, contou como foi a experiência. “Esta é minha primeira vez na Caminhada T21 e achei ótimo, principalmente porque é um evento que tem o intuito de promover a inclusão social e disseminar mais conhecimento a respeito dessa síndrome, quebrando preconceitos que não podem existir. Os portadores dessa condição têm tanto para nos transmitir, então não podemos deixar de conscientizar a todos sobre isso. Não é à toa que, carinhosamente, chamamos a Síndrome de Down de Cromossomo do Amor”.
Uma das criadoras e organizadoras da caminhada, Jackeline Ferreira, concordou. “Queremos mostrar para a sociedade que quem tem essa condição não é incapaz, pelo contrário, é muito eficaz. Eles também vivem na cidade e as pessoas precisam entender que tem que haver mais espaço para eles: como mais oportunidades no mercado de trabalho, mais apoio e mais iniciativas que acreditem, não só nos portadores de Down, mas em qualquer pessoa com deficiência”.
Jackeline também comemorou o sucesso de mais uma edição, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e com a Prefeitura de Praia Grande, e ressaltou o crescimento do evento como um todo. “Lembro como se fosse ontem: eu e a Mônica Assunção o criamos em 2021. No primeiro ano, tínhamos cerca de 50 pessoas conosco. No segundo, aproximadamente 100. Já no terceiro, o projeto ganhou mais corpo: a ideia da criação da Semana de Conscientização da Síndrome de Down foi levada para a Câmara Municipal de Vereadores e foi aceita, entrando para o calendário oficial da cidade e nos dando ainda mais visibilidade. Também contamos, desde a edição passada, com o apoio do Comped, que nos ajuda demais. Sem contar o auxílio da Prefeitura em si, que nos cede o espaço e todo o suporte necessário, com as equipes de trânsito, da Guarda Civil Municipal, entre outras”.
A expansão da ação também foi o destaque do presidente do Comped, Francisco Novelli. “A cada edição, vemos um interesse e uma adesão cada vez maior da população pela iniciativa, o que é maravilhoso. Podemos medir esse desenvolvimento também pela quantidade de patrocinadores, que cresce a cada ano. E o que nós queremos é exatamente isso: chamar a atenção para essa causa tão importante”.
Quem também fica feliz com a proporção que a Caminhada T21 vem alcançando é a secretária de diversidade e inclusão do município, Vera Benício. “Fico muito contente, principalmente porque fiz parte desta história. Participei da aprovação do projeto na Câmara e, desde então, ele segue crescendo a cada dia. Fico mais feliz agora por estar à frente de uma secretaria onde posso continuar participando ativamente desse movimento, junto ao nosso prefeito Alberto Mourão”, concluiu.