Quem esteve na manhã deste domingo (10) na Praça da República, em Belém, teve acesso a diversos serviços gratuitos e orientações à prevenção e aos cuidados com a saúde do homem, com conscientização sobre autocuidado. A promoção da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação da Saúde do Homem, foi em alusão à Campanha Novembro Azul, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia - Seção Pará (SBU-PA).
Coordenador estadual de saúde do homem, Diego Cutrim explicou que os serviços de saúde para o Novembro Azul, disponibilizados na praça, incluíram testagem rápida para ISTs, vacinas para influenza e HPV, além de avaliação nutricional e verificação de pressão arterial e glicemia. "Também estamos encaminhando os homens aos serviços de saúde disponíveis na Policlínica Metropolitana, onde podem realizar exames importantes, como o PSA e o eletrocardiograma, acompanhando a saúde de forma preventiva”, informou
A campanha também inclui orientações de saúde, atendimentos de enfermagem para verificação de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação, além de vacinação contra COVID-19, influenza, HPV, hepatites B e dT (difteria e tétano).
Também houve testes rápidos para detecção de ISTs (HIV, sífilis e hepatites B e C) e cadastro para próteses, órteses e outros auxílios, por meio da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPED). Além disso, houve agendamento de exames preventivos para mulheres e consultas para check-ups para homens.
Alunos e voluntários da Sociedade Brasileira de Urologia circularam pela Praça da República para chamar a atenção das pessoas e incentivar a participação na ação e nos serviços oferecidos pela Sespa. A presença dos acadêmicos buscou sensibilizar ainda mais a população sobre a importância da prevenção.
Cuidado-Para o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Pará, o médico Luiz Otávio Pinto, o Novembro Azul é fundamental para intensificar os cuidados com a saúde do homem, não só sobre o câncer de próstata, mas outros aspectos preventivos.
"Em parceria com a Sespa, estamos aqui com membros da SBU-PA e acadêmicos de medicina para sensibilizar a população, alertando os homens sobre a necessidade de consultas regulares e incentivando mulheres a envolverem seus familiares masculinos nos cuidados preventivos”, disse.
Santana, 69 anos, aproveitou os serviços com entusiasmo e gratidão e compartilhou sua experiência. “Isso que estou fazendo agora é muito importante para nossa saúde. Aproveitei a oportunidade que o governo está oferecendo e fui atendido rapidamente. Convido todos a participarem dessa campanha”, disse.
Com a iniciativa, a Sespa fortalece a Política de Saúde do Homem e amplia o alcance das ações preventivas. A campanha Novembro Azul alerta todos os homens aos cuidados com a saúde e para que busquem os serviços que fazem a diferença na qualidade de vida masculina.
Texto: Bianca Botelho (Ascom Sespa)