O programa Mais Infância, Mais Turismo, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), reforça o compromisso do governo estadual com a proteção dos direitos da criança e do adolescente. Nos dias 6 e 8 de novembro, palestras serão realizadas para adolescentes de 12 a 17 anos nas escolas estaduais, com o objetivo de promover um turismo responsável e de conscientizar sobre a prevenção da exploração sexual. Essa iniciativa é considerada estratégica pelo Governo do Maranhão para construir um turismo ético e sustentável, alinhado ao desenvolvimento social e ao fortalecimento da cidadania.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do projeto. “Com esse trabalho de conscientização, a Setur-MA espera fortalecer o compromisso com a proteção dos direitos da criança e do adolescente e consolidar um turismo mais ético e responsável no estado do Maranhão”, afirmou a gestora.
O Mais Infância, Mais Turismo foi criado para engajar adolescentes e suas comunidades, abordando temas essenciais para a cidadania e a segurança no turismo. Focado no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em polos turísticos, o programa serve como um canal de informação e mobilização para prevenir esse tipo de crime. Com isso, busca garantir o bem-estar dos jovens maranhenses e incentivar práticas que respeitem os direitos dos menores.
As palestras incluem discussões sobre a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em áreas turísticas, promovendo o respeito aos direitos dos jovens e incentivando o turismo sustentável. A programação estimula a participação dos adolescentes em iniciativas comunitárias e reforça o papel do turismo como uma ferramenta de transformação e conscientização, beneficiando famílias maranhenses.
A coordenadora do programa, Wanda Bittencourt, enfatizou o impacto da iniciativa. “Nosso objetivo com o Mais Infância, Mais Turismo é unir esforços para proteger nossas crianças e adolescentes, especialmente em contextos de grande fluxo turístico, onde o risco de exploração sexual é maior. Acreditamos que informar e engajar os jovens e a comunidade é um passo essencial para criar uma rede de proteção e garantir que o turismo no Maranhão seja uma força positiva, respeitando a integridade dos menores e promovendo um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.”
As palestras incentivam a colaboração da comunidade para a proteção de crianças e adolescentes, promovendo a denúncia de casos de exploração sexual e orientando sobre ações seguras em situações de risco. Serão distribuídos materiais informativos para conscientizar a população sobre o impacto do turismo consciente e o combate à exploração infantil".
SERVIÇO
O quê:Programa leva palestras a adolescentes em escolas estaduais do Maranhão.
Quando:Dias 6 e 8 de novembro, sempre às 15h30.
Onde:
6 de novembro – Centro Educacional João Pererê, Avenida 103, Unidade 103, Cidade Operária.
8 de novembro – Centro Educacional Santa Tereza, Unidade 205, Rua 205, Cidade Operária.