A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) comemora mais uma conquista para o fortalecimento de sua pós-graduação. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, que já conta com um Mestrado consolidado, acaba de ter seu curso de Doutorado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com isso, a Uema avança no desenvolvimento de pesquisas de alta relevância no campo das Letras, ampliando a formação de profissionais qualificados.
O programa tem como objetivo formar, capacitar e atualizar profissionais que estejam integrados à realidade local, incentivando-os a explorar suas potencialidades acadêmicas e culturais.
Com área de concentração em Teoria Literária, o programa conta com duas linhas de pesquisa principais: Literatura e Subjetividade; e Literatura, Memória e Cultura.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, a aprovação do Doutorado em Letras é um marco para a universidade. “Essa aprovação demonstra a maturidade acadêmica que a Uema atingiu nos últimos anos. O Doutorado em Letras vai contribuir para a formação de pesquisadores capacitados a pensar e interpretar a nossa realidade cultural e literária com profundidade, além de reforçar o papel da universidade na produção de conhecimento que dialoga com as necessidades do Maranhão e do Brasil”, disse ele.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, José Henrique Borralho, celebrou a conquista do doutorado acadêmico aprovado pela Capes. “É com muita satisfação que anunciamos essa conquista significativa para o nosso PPG em Letras. Ela preenche uma lacuna, já que o Maranhão não contava com um doutorado na área. Este programa não apenas atenderá nosso estado, mas também os estados vizinhos. Em breve, abriremos o edital para a primeira turma no próximo ano. É com alegria que a Uema chega ao seu 30º programa de pós-graduação”.
Ele ainda complementou: “A aprovação do doutorado é um grande passo para a consolidação do nosso programa. A proposta visa não apenas a formação acadêmica de alto nível, mas também a promoção de pesquisas que sejam capazes de compreender e dialogar com as questões culturais, históricas e identitárias de nossa sociedade. A Uema reafirma, assim, seu compromisso com a pesquisa de excelência e a formação de professores e pesquisadores que podem impactar positivamente nossa região”.
A expectativa é que, em breve, o curso de Doutorado esteja disponível para novos ingressantes, ampliando as oportunidades para a comunidade acadêmica local e regional.