Fotos: Ana Carolina Rosa Pires/ Assistência Social de Major Vieira
Em Santa Catarina o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, tem garantido uma alimentação mais saudável para a rede sociassistencial de muitos municípios. É o caso de Major Vieira, no Planalto Norte, onde os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) são beneficiados com itens adquiridos por meio do programa.
Segundo a assistente social, Ana Carolina Rosa Pires, a Apae utiliza os alimentos no preparo de refeições na instituição, já o Cras monta kits com os alimentos para ofertar para as famílias referenciadas no equipamento. “Com esses alimentos ainda beneficiamos integrantes dos programas municipais de Assistência Social como o Major Vieira Limpa e Solidária e o Operação Trabalho”, comenta.
Neste edital o município recebeu R$ 63.777,88, valor inclusive mais alto que outras cidades maiores. O acréscimo de R$ 34.482,75 foi porque ele tinha a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que contava pontos para aumentar o valor repassado.
A assistente social, Elza Marquatz, completa que dizendo que o PAA tem ajudado a garantir mais segurança alimentar no município.“O acesso e a disponibilidade dos alimentos, com o programa proporcionando uma diversidade alimentar às famílias, traz com certeza mais segurança alimentar”, disse.
Em Major Vieira as técnicas contam que foram cadastrados 10 fornecedores do município, e como os produtos variam de acordo com a época, elas se organizam solicitando que os agricultores informem o que eles têm disponível para venda naquele mês. “A partir dessa informação, organizamos as quantidades e quais produtos serão adquiridos, visando contemplar de todos os fornecedores do nosso município que informaram que possuem produtos que sejam de interesse das unidades recebedoras”.
Entre os itens comprados estão frutas, verduras e hortaliças, pão, macarrão caseiro, biscoito amanteigado, geleia, mel, entre outros. Na cidade eles adquirem também de municípios vizinhos, mas apenas produtos que não estão disponíveis em Major Vieira, como por exemplo, o filé de peixe.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, comenta que além de garantir mais segurança alimentar a pessoas atendidas em toda a rede socioassistencial, o PAA também fortalece a agricultura familiar que é tão presente em Santa Catarina. “Estamos muito felizes com a execução dos 130 municípios que se habilitaram e estão de fato levando uma alimentação mais saudável e ainda fortalecendo os pequenos agricultores que são a grande maioria aqui no nosso estado”, salienta.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]