A enturmação da Avaliação da Fluência em Leitura, do Programa Alfabetiza Pará, foi iniciada na última segunda-feira (30) e prossegue até o dia 11 de outubro, na plataforma Parc (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração), com o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa.
Um aspecto importante deste processo é o preenchimento do campo de autodeclaração racial dos estudantes na plataforma do Parc. Segundo Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, responsável pela coordenação do "Alfabetiza Pará", a coleta de informações de autodeclaração racial permite identificar desigualdades raciais no acesso à educação, nos níveis de alfabetização e nos recursos disponíveis.
"A identificação de cor/raça dos estudantes é essencial para a formulação de políticas educacionais eficazes de acesso e permanência de estudantes nas escolas, minimizando as taxas de evasão. Ao entender as dinâmicas raciais na educação podemos identificar onde os recursos mais necessários, bem como o cumprimento da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, que preveem a inclusão de conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. Nos anos de alfabetização, ter os dados de declaração racial dos estudantes é fundamental para garantir uma análise mais justa e inclusiva dos resultados, objetivando a promoção da equidade racial e a redução das disparidades no processo de alfabetização, promovendo uma educação mais inclusiva e democrática”, explicou Carla Reis.
Orientação- Para auxiliar no preenchimento da autodeclaração racial, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza um passo a passo no link bit.ly/PARCSeducPA
De forma complementar, foi incluído um campo de Declaração Racial no painel de monitoramento do Programa Alfabetiza Pará já utilizado pelas redes, podendo ser acessado pelo link https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODI0MGVhZTctMTVkMC00MGNlLWEyYjUtNmYzNWFkMDQ4YThmIiwidCI6Ijg4ZDEwMGU4LTM4Y2QtNGVkMS05MDY1LTY0ZjMzN2U1ZjcxZCJ9 com o levantamento da porcentagem de estudantes declarados e não declarados por Regional, Município e Escola. Esse levantamento possibilita uma atuação direcionada às escolas com maior porcentagem de estudantes "não declarados", vide o curto espaço de tempo disponível para fazer a edição na Plataforma Parc.
Com o objetivo de promover a alfabetização dos estudantes na idade certa, a Parc fomenta parcerias entre redes de ensino, a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A iniciativa realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, buscando aprimorar a qualidade do ensino.