Publicidade

Instituto Mineiro de Agropecuária desenvolve atividades de conscientização sobre pescado no Triângulo Mineiro

Ações educativas abordam segurança alimentar dos produtos mineiros, reforçando a posição do estado como um dos principais produtores de peixe de co...

11/09/2024 às 21h48
Por: Notícias Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Epamig / Divulgação
Epamig / Divulgação

Durante a 21ª edição da Semana do Pescado,  que vai até 15/9  em todo o país, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , intensifica ações educativas nos municípios de Gurinhatã, Ituiutaba e Santa Vitória, no Triângulo Mineiro. 

O objetivo é destacar a importância da fiscalização da produção, do registro e da inspeção higiênico-sanitária dos estabelecimentos que processam pescado no estado, atividades essenciais para garantir a segurança alimentar e a proteção da economia estadual. 

Minas Gerais ocupa posição de destaque no cenário nacional, sendo o terceiro maior produtor de tilápia do Brasil, com produção anual de quase 36 toneladas, o que representa 8,7% da produção nacional, segundo dados de 2022 da Seapa.

Entre as ações educativas realizadas pelo IMA estão atividades escolares com participantes do Projeto Sanitaristas Mirins, com foco na conscientização sobre o consumo de pescado. As crianças também visitam pesque e pague para conhecer a produção. 

Já com os piscicultores da região a iniciativa aborda a importância do cadastro dos criatórios junto ao IMA e dos documentos sanitários exigidos por lei com o intuito de prevenir doenças que afetam a produção de peixes.

No território mineiro, o IMA é o órgão responsável pela defesa sanitária animal e pela fiscalização da produção de peixes de corte, como a tilápia, a fim de evitar a proliferação de doenças que possam comprometer a saúde pública e a economia local. 

O IMA também monitora o trânsito de peixes no território mineiro por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), obrigatória para o transporte de animais de produção. Além disso, o órgão atua no controle de focos de doenças animais, com o objetivo de impedir a propagação de enfermidades.
 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.