A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap), realizou, na manhã desta quinta-feira (5), o I Encontro Multissetorial. O evento contou com a palestra sobre saúde mental e troca de boas práticas entre policiais penais de várias unidades prisionais do estado.
A doutora em Educação e pós-doutora em Direitos Humanos, Priscila Dourado proferiu palestra com o tema: Saúde Mental e Inteligência Emocional - Compreendendo o contexto do adoecimento psicoemocional na atualidade e estratégias de superação.
Para Priscila Dourado, que atua na Diretoria de Gente e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública, investir em saúde mental é uma decisão estratégica, já que o momento histórico em que vivemos, revela o aumento do adoecimento mental na população em geral.
“É extremamente responsável trazer o tema para reflexão com os profissionais da Polícia Penal, entendendo que a saúde mental não é apenas resultado de dinâmica pessoal, e que o ambiente em que eles estão inseridos, tem influência na vida de cada um. Nesta oportunidade, também trouxe alternativas de superação, como a escrita terapêutica que será desenvolvida em momento posterior”, destaca a palestrante.
De acordo com o diretor de Administração Penitenciária da Sejus, Reginaldo Moreira, o foco do encontro é o policial penal, especialmente no cuidado da sua saúde mental e desenvolvimento da inteligência emocional.
“Essas reuniões farão parte da agenda da DUAP, estando mais perto do policial penal, investindo no maior patrimônio que temos: o servidor, que executa seu trabalho em diversas funções no sistema prisional. Com a excelente palestra, não tenho dúvida que teremos um novo olhar para nossas vidas e para a Polícia Penal do Piauí”, destaca o diretor.
A diretora de Gente e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública, Ana Virlânia, destaca que o propósito é valorizar o profissional da segurança pública. “Não existe bons resultados sem pensar no profissional. Ele não irá conseguir atender bem a sociedade se não está bem mentalmente, hoje trabalhamos esse ponto historicamente deixado de lado. A Sejus pode contar com o apoio da SSP para essas pautas tão importantes”, finaliza.