A Funac é parceira no desenvolvimento do Projeto Criança Quilombola, da Fundação Josué Montello, e realizou no último sábado (03), na Associação dos Remanescentes Quilombolas, uma manhã de diversão e recreação para as crianças inseridas no projeto. A Funac foi representada pela Coordenação de Esporte e Lazer e também pelo Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor.
As crianças participaram de atividades recreativas, que não só proporcionaram momentos de alegria, mas também fortaleceram o senso de integração, cooperação e bem-estar. A ação foi voltada para crianças do bairro da Liberdade, em São Luís, território considerado o maior quilombo urbano da América Latina.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressalta a felicidade em poder colaborar com essa parceria. "Estamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento dessas crianças. Além de proporcionar momentos de lazer, foram trabalhados, por meio de jogos lúdicos, aspectos emocionais e sociais que são fundamentais para o desenvolvimento saudável. Projetos como este são essenciais para promover a inclusão e o bem-estar na comunidade quilombola", afirma.
A servidora da Funac, Aldenice Melo, mobilizadora social quilombola do projeto, realiza ações dentro do território Liberdade. Ela destaca a importância da atividade para as crianças do projeto. “Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Elas não apenas se divertem, mas também aprendem a importância da cooperação e da integração social", diz.
O presidente interino da Associação dos Remanescentes Quilombolas, Carlos Renildo, agradeceu à Funac por essa contribuição."Agradecemos imensamente à Funac por essa manhã de recreação.
Essas atividades são muito importantes para nossas crianças, pois proporcionam momentos de alegria e aprendizado", salienta.
O coordenador de Esporte e Lazer da Funac, Igor Pereira, comentou sobre a alegria de poder contribuir com o projeto. “É gratificante ver o sorriso no rosto dessas crianças e saber da alegria que pudemos proporcionar por meio do nosso trabalho", comenta.
Rita Oliveira, do Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor da Funac, também destacou a importância desse tipo de ação. “Promover atividades recreativas e de bem-estar é essencial para a formação integral dessas crianças, principalmente na primeira infância", pontua.
Sobre o Território LiberdadeSituado na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, o Quilombo Urbano foi oficialmente reconhecido pela Fundação Cultural Palmares em 2019. Seu território abrange os bairros Camboa, Fé em Deus e Liberdade, abrigando uma população que ultrapassa os 160 mil habitantes.