Publicidade

Em Paragominas, Regional promove combate à violência contra a população idosa

Atividade promovida pela Comissão de Humanização, do hospital, chamou a atenção para a evidência da violência física, financeira e psicológica

23/06/2024 às 17h46
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

No mês em combate à violência contra as pessoas idosas, a gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, realizou ação de educação em saúde, na sexta-feira (21). A atividade, promovida pela Comissão de Humanização, foi direcionada aos usuários e acompanhantes que aguardavam na Recepção do Ambulatório e foi liderada por Érica Amador, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com o apoio do auxiliar administrativo do setor de Recursos Humanos (RH), Gustavo Silva.

Continua após a publicidade

Gustavo Silva, do RH, enfatizou que a violência contra o idoso é um problema social mundial que impacta à saúde e os direitos humanos de milhões de pessoas ao redor do mundo, e é preciso dar atenção ao assunto na comunidade.

Continua após a publicidade

“A violência física representa a forma de violência mais evidente para os familiares. Em algumas circunstâncias, os abusos manifestam-se, através de beliscões, empurrões, tapas ou agressões que não deixam marcas físicas visíveis”, observou.

Ele acrescentou que existem outros tipos de violência, como a violência financeira, violência psicológica, além da negligência e do abandono desses idosos. “Denúncias de violência podem ser realizadas pelo Disque 100. Este canal de atendimento, coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC), é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia”, finalizou o profissional.

Aprovação- Uma das participantes da ação, Valdeni Souza Silva, de 50 anos, elogiou a iniciativa do HRPL. Ela destacou a importância das informações compartilhadas, afirmando que todos, especialmente, a população idosa, devem ter acesso a esse conhecimento. “Ótima Iniciativa, muitos lugares não dão essa informação e tem muitos idosos sofrendo com a violência, principalmente pelos próprios familiares. Já sabia um pouco sobre os direitos dos idosos e essa ação me esclareceu mais. Às vezes um empurrão já é violência”, pontuou a dona de casa.

Serviço:

O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto de Pedro Amorim

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.