Publicidade

7º Conexidades em São Sebastião bate recorde de público e reúne mais de 6 mil participantes

De 4 a 8 de junho, o Complexo Turístico Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, foi palco de um dos eventos mais significativos para o ...

13/06/2024 às 21h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

De 4 a 8 de junho, o Complexo Turístico Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, foi palco de um dos eventos mais significativos para o desenvolvimento municipal e integração entre lideranças de todo o Brasil: o 7º CONEXIDADES, que teve como tema ‘Eficiência e Inovação para Transformar Cidades’. O evento bateu recorde de público e reuniu 6.496 participantes, entre os quais estavam 216 prefeitos, 760 vereadores, 341 secretários municipais e 157 lideranças femininas.

Continua após a publicidade

Durante cinco dias, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de órgãos públicos e privados de todo país discutiram problemas e soluções que refletem no dia a dia da população e das cidades em painéis, debates e talk show de motes como Educação, Segurança, Saúde, Tecnologia, Turismo, Infraestrutura, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Responsabilidade Social, Cultura, Diversidade, Políticas Públicas, Parcerias Público-Privadas (PPP), ou seja, uma série de assuntos relevantes em que a cidade de São Sebastião tornou-se a ‘Capital Nacional do Municipalismo’.

Continua após a publicidade

O CONEXIDADES destacou-se também pela qualidade e diversidade de seus 142 palestrantes em dois auditórios e 113 expositores espalhados em um pavilhão de mais de 6.800 metros quadrados de área coberta.

Esta edição atraiu representantes de 18 Estados, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas, Alagoas, Espírito Santo e Maranhão, totalizando a participação de 449 municípios.

Além disso, o evento ofereceu um espaço para troca de experiências e conhecimento, fortalecendo laços e promovendo discussões essenciais para o futuro dos municípios brasileiros. Prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças puderam compartilhar boas práticas, debater desafios e explorar novas soluções para a gestão pública.

Os palestrantes trouxeram temas atuais e urgentes, abordando desde inovações tecnológicas e sustentabilidade até políticas públicas eficazes e inclusão social.

Com isso, o município de São Sebastião se consolida cada vez mais como um polo importante para o turismo de negócios e eventos, além de reforçar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de seus visitantes e moradores.

O evento Conexidades foi realizado pelo Multiplicidades, com correalização da UVESP e Prefeitura de São Sebastião; Curadoria da Conexão Municipalista e Patrocínio da OM30, Senac, Chimicatti Advogados, Itaú, FDE, Sabesp e Prodesp.

Estande da Secretária Municipal de Turismo

Continua após a publicidade

São Sebastião destacou o turismo de avistamento responsável de baleias em seu estande. Na ativação, uma experiência imersiva única era proporcionada por óculos 3D, que colocou o visitante a bordo de um barco no Canal de São Sebastião avistando baleias jubartes.

Também fez parte do espaço de ativação uma escultura de uma baleia, cuidadosamente esculpida para transmitir toda a grandiosidade desses majestosos animais marinhos.

Além disso, a SETUR divulgou os principais atrativos turísticos da cidade, o ecoturismo, a hotelaria, a cultura local, a gastronomia, por meio das folheterias impressas e digitais (ferramenta virtual Turismo na Palma da Mão). 

Visitas monitoradas

Guiadas pelos monitores da SETUR, as primeiras-damas e vereadoras que estiveram presentes no CONEXIDADES participaram de visitas monitoradas pelo Centro Histórico do município e puderam conhecer os principais pontos turísticos do Centro, o conjunto arquitetônico e a cultura da cidade, visitando o Cruzeiro, a Casa Caiçara, a Igreja Matriz, a Casa Severino Ferraz, a Casa da Cultura, entre outros pontos como a praia de Maresias e o pôr do sol no Mirante da Praia Brava do Guaecá.

Em parceria com a Secretaria de Esportes (SEESP), as mulheres também tiveram a oportunidade de participar de uma vivência náutica na praia do Balneário dos Trabalhadores.

Taxa de ocupação hoteleira em 100%

Um levantamento realizado pelo Centro de Informações Turísticas (CIT) da Secretaria de Turismo (SETUR) de São Sebastião indicou que a taxa de ocupação em hotéis e pousadas da região central do município foi de 100%, um reflexo da magnitude e o impacto do 7º CONEXIDADES.

A alta demanda por acomodações durante o evento não só beneficiou os hotéis e pousadas neste período de baixa temporada no Litoral Norte, mas também teve um efeito positivo em toda a economia da região, refletindo em grande movimento nos restaurantes, bares, lojas e comércios em geral.

Social

Durante os cinco dias de evento, a equipe do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião arrecadou 172 quilos de alimentos pelo projeto ‘Estacionamento Solidário’, demonstrando o espírito de solidariedade e colaboração que permeou o evento.

Os itens de alimentos não perecíveis, doados no evento, formarão kits que serão entregues as pessoas e famílias em situação emergencial de vulnerabilidade social no município.

 

#PraTodosVerem: imagens do 7º Conexidades; imagens da visita monitorada pelo Centro Histórico. Fim da descrição. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.