Publicidade

Udesc Cefid faz capacitação inédita sobre bebês prematuros em Florianópolis para rede pública de saúde

Foto: Rafael Cassaniga/Ascom Udesc CefidO Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ...

13/06/2024 às 20h56
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Rafael Cassaniga/Ascom Udesc Cefid

Continua após a publicidade

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ofereceu capacitação sobre bebês prematuros para profissionais da rede pública de saúde municipal, estadual e federal em Florianópolis.

Continua após a publicidade

A ação foi promovida pelo programa de extensão “ Estimulação: a criança em foco “, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid (PPGFT) e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGFST/UFRN).

A professora Dayane Montemezzo, que participa do Estimulação, destaca que essa ação é fruto de uma parceria sólida e tem favorecido a capacitação de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid, além de profissionais e instituições parceiras do programa de extensão. “E, sem dúvida, em eventos como estes, os maiores beneficiados são as famílias usuárias dos serviços do programa de extensão ‘Estimulação: a criança em foco'”, afirma.

A capacitação foi aberta com a palestra Programa de transição hospital-casa: potencialidades para o acompanhamento dos bebês prematuros, ministrada pela professora Silvana Alves Pereira, que atua na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordena o projeto multicêntrico financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse evento ocorreu no dia 4, nos auditórios da Maternidade Carmela Dutra e do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Entre os dias 5 e 7, profissionais de saúde de Florianópolis, da Maternidade Carmela Dutra, da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital Universitário fizeram a capacitação “Modelo de assistência perinatal às famílias de recém-nascidos prematuros: transição hospital-casa” na Sala Espine da Udesc Cefid, com as docentes Silvana e Carolina Daniel de Lima-Alvarez, que também atua no Departamento de Fisioterapia da UFRN.

A coordenadora do Estimulação, professora Luciana Sayuri Sanada, enfatiza a importância dessa iniciativa da Udesc Cefid. “A parceria do programa de extensão Estimulação nessa proposta de assistência na transição hospital-casa é inédita e de grande crescimento para a abrangência do programa. Iniciativas assim, aliadas às diretrizes da Organização Mundial da Saúde, mudam vidas!.”

Sensibilizar e conscientizar

Segundo a professora Carolina, a proposta desse curso se apoia em dois grandes pilares. “Um deles é sensibilizar os profissionais que atuam no cuidado aos prematuros sobre a importância de se adotar cuidados que visem favorecer o neurodesenvolvimento dessa população, reduzindo o estresse e tentando tornar o ambiente o mais acolhedor possível”, explica.

Continua após a publicidade

“Já o outro pilar é conscientizar sobre a importância de tornar a família um importante membro da equipe que cuida desse bebê, desde a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A presença da família nesse ambiente e o contato dela com o bebê fazem com que aprendam a cuidar e sintam-se capazes de cuidar desse bebê frágil, além de favorecer o desenvolvimento do bebê e auxiliar, inclusive, na redução do tempo de internação”, acrescenta a docente.

Por isso, a capacitação busca construir um processo de cuidado que favoreça a transição hospital-casa, o que, segundo ela, “permitirá a continuidade do cuidado que todos os prematuros precisam, e assim se cria uma ponte entre os cuidados da internação e as necessidades pós-alta, viabilizando muito o acompanhamento do prematuro e visando garantir um pleno desenvolvimento”.

Para Carolina, “foi muito gratificante ver um espaço que permitiu uma profunda reflexão sobre os diferentes níveis de cuidado, com alunos em processo de formação, professores formadores e profissionais que atuam na alta, média e baixa complexidade de saúde. Foi um momento promissor, que tem todas as condições de influenciar a reformulação de políticas públicas de saúde para Florianópolis e para Santa Catarina e sinaliza o potencial para a criação de novas parcerias”. 

Sobre o programa Estimulação

Com uma proposta preventiva, terapêutica e educativa, o programa de extensão “Estimulação: A criança em foco” promove quatro ações pela Udesc Cefid:

  • Avaliação presencial e online do desenvolvimento motor de bebês desde o nascimento até 18 meses de idade;
  • Orientação aos cuidadores com o objetivo de oferecer às famílias conhecimento sobre o desenvolvimento, como estimular e proporcionar um ambiente enriquecedor;
  • Intervenção motora dos bebês em que foi detectado atraso motor;
  • Capacitação de estudantes e profissionais atuantes nas áreas de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.

O programa é vinculado ao  Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural da Udesc Cefid (Ladescop) , sob coordenação das professoras Luciana Sanada e Dayane Montemezzo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  [email protected]  e pelo telefone (48) 3664-8627, do Ladescop. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8637 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.