Publicidade

Usafas recebem capacitação sobre emergências pediátricas

Ação visa preparar equipes para o atendimento de eventuais casos críticos

13/06/2024 às 19h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP
Compartilhe:
(Foto Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande)

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu nesta quarta-feira (12) uma capacitação sobre emergências pediátricas. O treinamento foi direcionado aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Mais de 130 profissionais participaram do encontro. Estiveram presentes médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e psicólogos que trabalham na rede de Atenção Primária do Município, incluindo a equipe eMulti, que atua de maneira complementar e integrada às Usafas. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap.

 

Continua após a publicidade

A capacitação foi conduzida pela pediatra e coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Municipal Irmã Dulce, Marilene Kiskissian Martins. Segundo ela, esse treinamento para as Usafas é importante pois as unidades são locais de acolhimento da população que procura o serviço médico e podem também receber eventuais situações de emergência.

 

Continua após a publicidade

“As Usafas atendem consultas agendadas, mas também podem receber pacientes críticos, por demanda direta, podendo existir a necessidade de estabilização até a remoção pelo SAMU para as UPAs. Por isso, as equipes devem estar preparadas para atender todos os casos”, explica a pediatra.

 

Continua após a publicidade

Conforme a especialista, as informações prestadas visam a sistematização dos atendimentos desses casos, o uso de protocolos e a classificação dos pacientes críticos, bem como a disponibilidade dos materiais necessários para atendimentos de urgência e emergência e o treinamento das equipes multidisciplinares para formarem um time de resposta rápida. “A ideia com tudo isso é dar agilidade e qualidade ao primeiro atendimento, melhorando o prognóstico desses pacientes tanto na mortalidade quanto na morbidade de enfermidades graves”.

 

Continua após a publicidade

NEPS – Praia Grande desenvolve um trabalho contínuo de capacitação junto aos profissionais de saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, um setor da Sesap criado especialmente para esse fim. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.