Publicidade

Secretaria de Estado do Turismo realiza capacitação de condutores de pesca esportiva em Araguacema

Curso será ministrado também em outros nove municípios tocantinenses

12/06/2024 às 23h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Condutores de pesca esportiva de Araguacema recebem capacitação profissional - Foto: Adiel Ponte/Governo do Tocantins
Condutores de pesca esportiva de Araguacema recebem capacitação profissional - Foto: Adiel Ponte/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lançou, nessa terça-feira, 11, oCurso de Formação para Condutores de Pesca Esportiva, em Araguacema, na região turística Lagos e Praias do Cantão. Os objetivos são capacitar profissionais locais e promover essa atividade turística de forma sustentável, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Continua após a publicidade

O curso faz parte do projetoTocantins Recebe Bem, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (CDE/Sics), e será ministrado entre os dias 11 e 14 de junho.

Continua após a publicidade

Durante a abertura do evento, o gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo do Vale, (representando o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho), destacou o impacto da formação no turismo. “Os resultados deste curso certamente levarão à melhoria dos serviços prestados pelos condutores. Além disso, este projeto contribuirá para a geração de renda para todos os envolvidos”, pontuou.

Curso

Durante a capacitação, os profissionais terão acesso aos seguintes conteúdos: pesca esportiva de áreas naturais protegidas; turismo de pesca no Brasil; introdução ao turismo; equipamento de pesca esportiva; turismo de pesca esportiva no Brasil; o condutor de turismo de pesca; ordenamento pesqueiro; geografia; relacionamento humano; Biologia; Ecologia; pesque e solte; primeiros socorros e marinha.

Ministrado pelo instrutor e diretor técnico da Igarapesca, Kelvin Lopes, a primeira turma a receber a capacitação é de Araguacema, com 30 alunos.A ação que disponibiliza 260 vagas, deve passar por mais nove municípios: Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, São Salvador do Tocantins, Peixe, Dianópolis, Porto Nacional, Lajeado e Babaçulândia.

“Esse curso é uma janela de oportunidades que profissionaliza esses condutores que estão na cadeia econômica do turismo. O Estado tem alcance natural para o turismo de pesca, com espécies endêmicas que são extremamente cobiçadas em âmbito nacional como o tucunaré azul, além de pirarara, piraíba e cachorra, que também são atrativos. A pesca esportiva está crescendo cada vez mais e é uma atividade que tem sustentabilidade e envolvimento local", afirmou o instrutor Kelvin Lopes.

O pescador Milton Marques, que pratica a atividade há 20 anos, também destacou a importância do curso. “Com esse curso, vou aprender mais e saber tratar o turista ainda melhor para que ele volte. É uma renda muito boa para a gente, todos saem ganhando", destacou.

"A gente valoriza o peixe. O turista pesca, a gente tira foto, filma, faz a metragem dele, dá um beijinho nele e solta”, brincou outro pescador e barqueiro, Ederson Brito da Silva.

Continua após a publicidade

Pesca Esportiva

“O Tocantins tem um enorme potencial para a pesca esportiva e é fundamental que os envolvidos neste segmento sejam capacitados para atender bem e com segurança o turista. Nossos rios são requisitados por turistas de todo o país, temos uma natureza exuberante e precisamos cuidar disso com responsabilidade e sustentabilidade”, pontuou o secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho, acrescentando que o governador Wanderlei Barbosa tem respaldado todas essas ações em prol do desenvolvimento turístico do Tocantins.

Em Araguacema, no rio Araguaia, se forma a Praia da Gaivota, uma das maiores e mais populares do Estado e que foi um dos destaques na temporada de praia 2023 pelas práticas voltadas para a sustentabilidade. A praia, que atrai turistas do Tocantins e de várias partes do país, tem em sua alta temporada uma relevantemovimentação na economia local egera oportunidade de renda para os moradores.

Além do rio Araguaia, a cidade também é banhada pelo rio Caiapó, onde a pesca está proibida há cinco anos para conservação da biodiversidade local. O projeto de preservação do rio Caiapó e a implementação da pesca esportiva são vistos como estratégicos para a região, que tem recebido muitos turistas para a atividade.

“Araguacema é uma cidade muito visitada pelos amantes de pesca esportiva. Essa prática ajuda a valorizar o peixe vivo. Aqui, a pesca é muito grande nos rios Caiapó e o Araguaia. O curso de capacitação possibilitará aumento de renda e atrairá mais turistas. Teremos uma sensibilidade ainda maior para a questão da preservação”, informou a secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Araguacema, Leonette Mesquita, que também é presidente da Instância de Governança da região de Lagos e Praias do Cantão.

Secretaria de Estado do Turismo realiza capacitação de condutores de pesca esportiva em Araguacema
Instrutor Kelvin Lopes e o pescador Ederson Brito da Silva durante capacitação em Araguacema - Adiel Ponte/Governo do Tocantins
Secretaria de Estado do Turismo realiza capacitação de condutores de pesca esportiva em Araguacema
Pescador Milton Marques é um dos condutores que está no curso de capacitação - Adiel Ponte/Governo do Tocantins
Secretaria de Estado do Turismo realiza capacitação de condutores de pesca esportiva em Araguacema
Praia da Gaivota, em Araguacema, banhada pelo rio Araguaia, que é exemplo do potencial para a pesca esportiva nos rios do Tocantins - Adiel Ponte/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.