Publicidade

Capacitação em segurança na escola vai beneficiar 146 mil professores e colaboradores rede estadual

Treinamento será disponibilizado, a partir do primeiro semestre de 2025, pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de ...

11/06/2024 às 21h06
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) , vai oferecer, a partir do primeiro semestre de 2025, cursos de capacitação em segurança nas escolas, para 146 mil professores e servidores da rede estadual de ensino. A qualificação será disponibilizada pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE/MG, no formado de Educação a Distância (EAD), alcançando todo estado.

Continua após a publicidade

O acordo de cooperação técnica, celebrado entre os órgãos, foi assinado, nesta terça-feira (11/6), durante solenidade realizada na Academia do CBMMG, em Belo Horizonte.

Continua após a publicidade

A iniciativa, que tem como objetivo preparar os profissionais para lidar com os desafios diários no ambiente escolar, proporcionando mais segurança e proteção às crianças e adolescentes, faz parte do Projeto Escolas Resilientes e Mais Seguras: disseminação da cultura de prevenção e autoproteção no ambiente escolar.

“Esse acordo representa um avanço significativo para a Educação. Esta ação preventiva dentro de nossas escolas é algo grandioso e necessário em Minas. Agradecemos ao CBMMG por esta parceria tão importante, que visa zelar pelo patrimônio público, meio ambiente e, principalmente, pela vida. Prevenir acidentes é fundamental e nossos servidores serão agentes multiplicadores desta ação", destacou o secretário de Estado de Educação de Minas, Igor de Alvarenga, durante o pronunciamento.

O comandante do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, ressaltou a importância deste treinamento para os educadores.

“Os professores que têm o olhar atento aos seus estudantes irão levar a mensagem de auto proteção, de meio ambiente, de defesa civil, e algo que é muito precioso, os primeiros socorros, que às vezes, um pequeno cuidado, uma contenção hemorrágica, vai fazer diferença para aquele aluno. Reforçamos que este curso é só o início de uma parceria que continuará com a SEE/MG”, explicou.

Participaram também da solenidade, a subsecretária de Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra;  o superintendente Regional de Ensino da Metropolitana B, Heverton Ferreira de Oliveira; a representante do CBMMG na SEE/MG, major Andiara; o delegado da Polícia Civil de Minas, Angelo Ramalho; o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MG), Felipe Michel Braga; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação (Caoeduc) e promotora de Justiça, Ana Carolina Zambom; e demais autoridades que prestigiaram o evento.

Cursos e módulos

Os cursos serão divididos em três módulos, abrangendo conhecimentos sobre noções básicas em primeiros socorros e proteção ambiental; prevenção contra incêndio e pânico e prevenção aquática e noções em proteção e defesa civil.

Continua após a publicidade

Nesta iniciativa, os militares vão colaborar na produção dos conteúdos dos três módulos, contribuindo com a experiência e expertise que os Bombeiros possuem, por ser destaque no país, por diversas atuações de prevenção a desastres, além de salvamentos como o resgate das vítimas de Brumadinho.

Mais capacitações

Desde o início deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar já ofereceu mais de 3.200 capacitações, em diversas escolas da rede pública estadual, para estudantes das unidades escolares. As capacitações foram disponibilizadas por meio dos projetos sociais e treinamentos que foram promovidos em parceria com  instituições parceiras. O CBMMG também é parceiro da SEE/MG na gestão compartilhada das escolas cívico-militares, em Minas, por meio da da Política Educacional de Gestão Compartilhada das Escolas Cívico-Militares (Ecim).

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
<
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade