Publicidade

Teste do Pezinho está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família de Primavera do Leste

Desde 2007, Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado em 6 de junho

06/06/2024 às 21h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Primavera do Leste - MT

Um exame de extrema importância na identificação precoce de doenças, o teste do pezinho é disponibilizado em todas as 17 Unidades de Saúde da Família de Primavera do Leste, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Além destas, a testagem é realizada também no Hospital São Lucas e Centro de Imagem, totalizando 19 postos de coleta no município.

Continua após a publicidade

O exame consiste na coleta de sangue do calcanhar de recém-nascidos. Através dele, é possível identificar enfermidades metabólicas, genéticas e infecciosas que, quando tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado das crianças. Ele detecta doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, toxoplasmose congênita e deficiência de biotinidase.

Continua após a publicidade

Quando realizar o teste

A data ideal para a coleta da amostra do sangue é de 3 a 5 dias de vida do bebê. E a Secretaria de Saúde vem adotando estratégias para que as mães e responsáveis consigam conduzir as crianças até as unidades nesse período. Mas para aqueles que não puderam realizar o exame nesse prazo, ele ainda pode ser coletado. Porém, quanto mais cedo é feito, mais cedo o tratamento pode ser iniciado, caso sejam identificadas doenças, e assim minimizar suas consequências e garantir qualidade de vida ao paciente.

O Ministério da Saúde estabelece como meta para os municípios que 100% dos recém nascidos realizem o teste. Na idade ideal, 95%. Os 5% são para casos esporádicos, como crianças que nasceram e precisaram ir para UTI neonatal e estão em situação de instabilidade hemodinâmica, por exemplo. Os documentos necessários para a testagem são CPF e cartão SUS da mãe/responsável, além da certidão de nascimento e cartão SUS do bebê.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Primavera do Leste - MT

Estratégias de Saúde

Os indicadores municipais mostram que no primeiro trimestre do ano, 305 amostras foram coletadas nos serviços públicos e particulares da cidade. Ao analisar os dados municipais, a coordenação da Rede Materno Infantil do Município estipula que a cobertura do teste esteja em quase 80% em Primavera do Leste e vem adotando estratégias para atingir os índices estipulados pelo Ministério da Saúde. 

A coordenadora da Rede, Kátia Moreira da Silva, explica quais mudanças foram realizadas na forma de coleta para que o percentual de amostragem possa aumentar. “Antes os testes eram feitos somente na sala de triagem neonatal, no Centro de Imagem. E como forma de descentralizar e garantir maior acesso aos testes, nós ampliamos para todas as unidades”, explicou.

Continua após a publicidade

Outra mudança importante foi a realização do teste como demanda livre, sem necessidade de agendamentos de horário nas unidades - assim como acontece com a vacinação - para aproveitar o período ideal de recolhimento da amostra sanguínea.

“Desde o pré-natal já fazemos a conscientização com as mães sobre a importância do teste. Fazemos uma busca ativa também pelas mulheres que recém saíram da maternidade, através de dados do Sistema Nacional de Nascidos Vivos, para que sejam realizados os exames nos recém-nascidos e já aproveitamos para avaliar o estado de saúde dessa mãe”, complementa Kátia.

Folhetos explicativos sobre o teste também foram confeccionados para serem disponibilizados nas recepções das unidades de saúde que realizam pré-natal e nas maternidades. Enfermeiros e técnicos de enfermagem também receberam treinamento para melhor auxiliar e sensibilizar a mãe e responsável pelo bebê sobre a importância da realização do exame.

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado hoje, 6 de junho. A data foi instituída em 2007 com o objetivo de informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
<
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade