A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), segue realizando o mutirão de visitas domiciliares às famílias inscritas no Programa Bolsa Família, que estão com o benefício bloqueado pelo governo federal. A iniciativa, realizada pela Coordenadoria do Cadastro Único para Programas Sociais, aconteceu novamente no sábado (27/4), na área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Verdes Horizontes.
De acordo com a Sedes, que destacou oito equipes para participar da ação, cerca de 200 famílias foram visitadas. A titular da pasta, Reni Oliveira, falou sobre a ação. “Hoje realizamos o segundo momento do mutirão, mas durante a semana as equipes também estão realizando as visitas. Quero reforçar que daremos continuidade a essa atividade até zerar a demanda”, disse.
A coordenadora do Cadastro Único para Programas Sociais da Sedes, Iracema Bernardo, voltou a falar sobre a importância das visitas. “Muitos dos benefícios que estão bloqueados, são por inconsistências detectadas pelo sistema. Então, através da visita domiciliar, a equipe verifica as informações in loco e nós repassamos para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que faz o desbloqueio”, explicou.
No Residencial Morada dos Pardais, situado no bairro Jardim Limoeiro, Maura Francisco, 47 anos, contou que mora com a filha e está com o benefício bloqueado há dois meses. “Minha única renda é essa e esses dois meses foram difíceis. Espero que dê tudo certo com essa visita, e eu volte a receber em nome de Jesus”, falou.
O primeiro dia do mutirão de visitas domiciliares, para dar celeridade ao processo de averiguação caso a caso, com objetivo de apurar a veracidade das informações prestadas pelos beneficiários, aconteceu na semana passada, sábado (20), nos bairros que fazem parte da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Nova Vitória.
A Sedes lembra que qualquer alteração no cadastro, a exemplo de endereço, mudança de escola ou de renda, deve ser atualizada junto à Coordenadoria do Cadastro Único para Programas Sociais da pasta, para que o benefício não seja bloqueado.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares, e que visa garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza.